logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 13 estados.

UOL: ENTRE AS 50 MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS NO ENEM, 39 SÃO FEDERAIS

Home / Informativos / Leis e Notícias /

21 de julho, 2010 por Poliana Nunes

 
O levantamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 por escola mostra que 78% (39, no total) das 50 escolas públicas com maiores notas no ensino médio regular pertencem à rede federal de ensino. Em sua maioria, são colégios militares ou instituições vinculadas ao ensino superior, como os colégios de aplicação. Ao mesmo tempo, apenas uma instituição municipal compõe a lista – a Escola Técnica de Paulínia (SP). O melhor colocado dentre todos é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, com nota média geral 734,66.
 
Entre as 50 escolas, não há nenhum representante da região Norte. São Paulo e Rio de Janeiro, com 12 colégios cada uma, respondem por praticamente metade das tops. A lista é completada por Minas Gerais (8), Bahia (4), Paraná (3), Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul (2 cada) e Maranhão, Pernambuco, Espírito Santo, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul (1 cada).
 
No universo de escolas de ensino médio regular públicas, a única rural que aparece no ranking das melhores colocadas é o Colégio Técnico de Lorena, que faz parte da rede estadual de São Paulo. A próxima instituição rural que aparece na lista é a Escola Prefeito Frederico Probst, Petrolândia (SC), em 115º.
 
As notas médias gerais são calculadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) com base no desempenho dos estudantes na prova. Em 2009, houve uma mudança metodológica no exame, que passou a usar a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que avalia o conhecimento do aluno na prova. Participaram desta edição 2.426.432 candidatos, dos quais 37% declararam que estavam terminando o ensino médio e 56%, que haviam concluído a modalidade em anos anteriores.
 
FONTE: UOL NOTICIAS – 20.07.2010
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

App - Wagner Advogados