Comissão da Câmara aprova fim de diferenciação entre homens e mulheres nas carreiras da PM e bombeiros
Home / Informativos / Leis e Notícias /
30 de novembro, 2025
Distinção de gênero em concursos também é foco de proposta
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou a proposto de proibição do tratamento diferenciado entre homens e mulheres nos concursos públicos e nas carreiras de polícias militas e dos bombeiros militares das unidades da federação.
Outra mudança prevista na proposta aprovada impede que sejam adotados critérios diferenciados de avaliação física entre os gêneros.
O substituto da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher ao projeto foi aprovado, com alteração, pelo colegiado por recomendação do relator Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP). O deputado acresceu no texto a proibição de critérios diferenciados por gênero nos processos seletivos e na evolução funcional dentro das corporações.
O relator afirma que a medida tem o objetivo de garantir a isonomia entre os gêneros nas carreiras militares.
“A previsão de parâmetros físicos unificados, sempre que compatíveis com as atribuições do cargo, reforça não apenas a igualdade de tratamento entre os candidatos, mas também o compromisso com a eficiência, a capacidade técnica e a prontidão operacional dos agentes”, argumento o deputado.
A proposta modifica o Decreto-Lei 667/69 — que define a estrutura das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares em todo o país — e também a Lei 9.713/98, que atualizou essa norma.
O texto ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Fonte: Extra (RJ) / Imagem: Cristiano Mariz – Agência O Globo