CNU 1: MGI convoca 3.910 pessoas para vagas remanescentes e adicionais
Home / Informativos / Leis e Notícias /
27 de novembro, 2025
Com publicação, caberá a cada órgão agora proceder com a nomeação de seus cargos
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta terça-feira (dia 25), a convocação para o preenchimento de 3.910 vagas — das quais 1.933 são remanescentes e 1.977 são adicionais — da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 1). De acordo com a pasta, desse total, 2.919 correspondem a vagas imediatas e 991 à convocação para cursos de formação. Com a publicação, caberá a cada órgão agora proceder com a nomeação de seus cargos.
As vagas adicionais são relativas às mais de 6.600 vagas originais do certame, que representam um reforço de 30% em relação ao número de vagas inicial. Já as vagas remanescentes são referentes àquelas que não foram preenchidas nas primeiras chamadas e aos cursos de formação com vagas imediatas.
O MGI divulgou o quadro com o número de vagas remanescentes e adicionais por cada bloco. Também publicou a lista atualizada de manifestação de interesse, além das listas de espera atualizadas.
Os candidatos aprovados para esses cursos serão convocados por meio de edital específico, que será publicado nesta quarta-feira (dia 26). No documento, serão indicadas as datas de matrícula e as datas para sua realização.
A pasta explica que as novas vagas já estão previstas no Projeto de Lei de Orçamentária (PLOA) de 2026.
Confira os próximos passos para as vagas imediatas:
- Os órgãos deverão publicar a portaria de nomeação dos cargos sob sua responsabilidade no Diário Oficial da União. Esse documento irá oficializar a lista dos candidatos e seus respectivos cargos;
- Após a nomeação, o candidato terá 30 dias para tomar posse, formalizada pela assinatura do Termo de Posse;
- Para assumir o cargo, o candidato deve atender a alguns requisitos, como ser brasileiro, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso de candidatos do sexo masculino), e idade mínima de 18 anos;
- Depois de nomeado, o servidor terá 15 dias para se apresentar no órgão onde irá assumir o cargo e entrar em exercício.
Fonte: Extra (RJ)