logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

Governo apresenta nova proposta a servidores do INSS. Sindicato vê ‘avanço’

Home / Informativos / Leis e Notícias /

22 de julho, 2024

Entidades sindicais se reuniram com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos na semana passada

O governo federal apresentou aos servidores do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) uma nova proposta de reestruturação da carreira, no que foi avaliado pela categoria como um “avanço” em relação ao que foi proposto anteriormente. O governo sugeriu a aplicação de um reajuste salarial de 18% até abril de 2026.

Antes, representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) propuseram uma nova tabela de remuneração para a categoria. A ideia era aplicar 9% de aumento no vencimento básico, extinguindo a Gratificação de Atividade Exclusiva (GAE) e transformando-a na Gratificação de Atividade (GAT), o que a categoria discorda.

A nova proposta foi apresentada elo MGI às entidades sindicais na 4ª Mesa de Negociação Temporária e Específica do Seguro Social, na terça-feira (dia 16).

Agora, o governo já admite recuar na intenção de extinguir a GAE. A proposta, no entanto, propõe a aplicação do reajuste de 18% na Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS).

Na avaliação da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), a medida “mantém a regressiva estrutura remuneratória atualmente vinculada a uma gratificação de produtividade”.

“A proposta do governo tem o potencial de prejudicar ainda mais os trabalhadores da ativa e aposentados. Para a federação nacional, é preciso continuar pressionando o governo Lula (PT) a apresentar uma proposta salarial que, mantendo a GAE, reduza a parcela variável da remuneração e melhore o vencimento básico”, afirmou a entidade, em nota.

Fonte: Extra (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *