logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

De olho em ações milionárias, golpistas fingem ser advogados famosos

Home / Informativos / Leis e Notícias /

30 de agosto, 2023

Os falsários se passam por representantes de bancas famosas e disparam mensagem por WhatsApp para clientes pedindo depósitos bancários

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga um grupo de estelionatários especializado em aplicar golpes contra grandes escritórios de advocacia que conduzem ações coletivas milionárias, principalmente envolvendo entidades sindicais. Os falsários se passam por representantes de bancas famosas e disparam mensagem por WhatsApp para clientes pedindo depósitos bancários.

O escritório Mota & Associados, alvo dos golpistas, começou a receber mensagens de muitos clientes que são beneficiários em ações coletivas milionárias — com dois ou três mil pessoas envolvidas. Boa parte dos clientes é idosa e custa a perceber que se trata de um golpe quando a mensagem falsa chega pelo aplicativo.

Detalhistas, os criminosos copiam o brasão do escritório, conseguem ter acesso ao número real do processo que inclui a vítima e todos os dados pessoal do idoso alvo do grupo. “Com todo o cenário armado, eles ligam para as vítimas se passando por advogado do escritório e pedem o depósito de R$ 2 mil para supostamente liberar o valor da causa do qual o idoso tem direito”, explicou a advogada Mariana Prado, sócia do escritório.

Pagamento

Os advogados que representam o escritório identificaram que pelo menos um idoso que integra ação coletiva de entidade sindical acabou fazendo uma transferência bancária para contas usadas pelos estelionatários. “Estamos entrando em contato com todos os clientes possíveis avisando para que não paguem valores para receber qualquer indenização. Trata-se de golpe”, ressaltou a advogada.

Segundo Mariana Prado, os criminosos chegaram a entrar em contato com clientes que moram em São Paulo e têm interessem em ações que tramitam no estado. “Em relação ao nosso escritório, esse golpe pode atingir até oito mil pessoas. Por isso tomamos todas as medidas possível para evitar que mais clientes sejam prejudicados. A Polícia Civil do DF foi acionada e já formalizamos a ocorrência policia”, explicou.

A escalada dessas fraudes e as medidas adotadas por Wagner Advogados Associados *

O escritório Wagner Advogados Associados, com unidades em Brasília, Macapá, Porto Alegre, Recife e Santa Maria/RS, tem recebido denúncias de seus clientes sobre tentativas desses golpes virtuais.

Os estelionatários estão utilizando a marca do escritório e fotos de membros da equipe nas redes sociais, porém, estão utilizando números de telefone que não pertencem à central de atendimento do escritório. Essa situação foge completamente ao controle da empresa, e em todos os casos estão sendo registrados boletins de ocorrência junto às autoridades de segurança, além de denúncias serem feitas às plataformas de mensagens.

Reforçamos o alerta: nunca solicitamos pagamento por meio do WhatsApp para a liberação de valores relacionados a processos judiciais. Para proteger-se contra a ação de golpistas, salve em sua agenda o telefone de nossa central nacional de atendimento: (61) 3226-6937.

Fonte: Portal Metrópoles (coluna Na Mira) com (*) acréscimos de Wagner Advogados Associados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *