logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

TRT-10 alerta usuários contra links falsos e e-mails de remetentes desconhecidos

Home / Informativos / Leis e Notícias /

14 de agosto, 2023

Nos últimos dias, o Tribunal Regional da 10ª Região tem recebido informações sobre o envio de e-mails produzidos por terceiros, creditados indevidamente ao tribunal, com tentativas de phishing – mensagens que têm por finalidade usar truques de engenharia social para obter dados privados das vítimas.

Algumas dessas mensagens têm como remetente um endereço aleatório, que não pertence ao TRT-10, com títulos como: “Notificação Extrajudicial”. A orientação é que aqueles que recebam esses e-mails os excluam e não cliquem nos eventuais anexos enviados nem em links indicados. Também é recomendado adicionar o remetente à lista de lixo eletrônico (spam).

Como esses e-mails são enviados por remetentes de fora do domínio do TRT-10, o tribunal não possui meios para bloquear as mensagens.

A Décima reforça que só envia e-mails para empresas cadastradas no sistema de Comunicação Eletrônica do PJe ou que registraram alguma demanda junto à ouvidoria deste órgão.

Caso haja dúvida sobre a procedência ou necessite denunciar emails e contatos suspeitos, gentileza fazer comunicação via [email protected]

Phishing

O termo phishing remete à prática de “pescar” informações e dados secretos dos usuários por intermédio de informações falsas ou dados não reais, porém muito atrativos, que são apresentados como uma “isca” para tentar obter os dados de internautas.

Trata-se de um crime virtual no qual pessoas comuns são contactadas por meio de e-mails, telefonemas ou mensagens de texto (SMS), com o objetivo de induzir o usuário a fornecer informações sigilosas como dados bancários, cartão de crédito, senhas e outros informações confidenciais.

Fonte: TRT 10ª Região

Uma resposta para “TRT-10 alerta usuários contra links falsos e e-mails de remetentes desconhecidos”

  1. […] Fonte: Wagner Advogados Associados […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *