logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

Bônus do governo a membros da Receita Federal gera atrito com servidores de outros órgãos

Home / Informativos / Leis e Notícias /

14 de junho, 2023

Decreto assinado por Lula causou desconforto em membros do funcionalismo público

Depois de entrar em vigor o decreto assinado por Lula que concede benefícios a funcionários da Receita Federal, servidores do Banco Central, do Tesouro Nacional e da Controladoria-Geral da União declararam repúdio à falta de isonomia entre as carreiras de Estado. Eles cobram a equiparação de tratamento. De acordo com os servidores, o governo havia acordado para o segundo semestre deste ano uma grande negociação com as categorias, para atender, por igual, às demandas.

Feitas as reclamações ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, sindicalistas dizem não ter sido atendidos. A maior preocupação dos concursados é de que haverá sucateamento nos órgãos, se não houver equiparação salarial. O ministério, por sua vez, alega que a concessão de aumentos aos servidores acarretaria na violação do orçamento.

– A ministra Esther Dweck não nos recebeu e não se mostrou sensibilizada –, diz Fábio Faiad, presidente nacional do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

Por falta de diálogo, serão feitas paralisações nos órgãos, planejadas para as próximas semanas.

No início do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou o Decreto nº 11.545, o qual regulamentou o bônus de eficiência para agentes da Receita Federal. A ferramenta, agora em vigor, será administrada pelo Comitê Gestor, composto pela Receita Federal, Casa Civil e Ministérios da Fazenda e da Gestão e Inovação.

“Sabemos que estamos em um cenário de restrição, mas, com o esforço dos agentes da Receita, esse valor acompanhará os resultados positivos. É um círculo virtuoso, em que o esforço dos agentes da Receita viabiliza o saneamento das contas, com ganhos para população brasileira e para os próprios servidores”, afirmou o Secretário da Receita, Robinson Barreirinhas.

Fonte: Extra (RJ) / Imagem: Leonardo Sá/Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *