logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

O GLOBO: “SERIA BOM SE O JUDICIÁRIO SÓ METESSE O NARIZ NAS COISAS DELE”, AFIRMA LULA

Home / Informativos / Leis e Notícias /

29 de fevereiro, 2008

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o Judiciário ontem à noite, durante discurso de lançamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Sergipe. Ao defender os programas sociais do governo, Lula disse que seria bom que o Judiciário "metesse o nariz apenas nas coisas dele". Sem citar nomes, o presidente reagiu a declarações de ministros do Supremo Tribunal Federal, que criticaram o lançamento de novos programas sociais em ano eleitoral e o aumento dos benefícios sociais pagos pelo governo.

– É preciso perguntar a quem falou essa sandice, se ele quer ser ministro da Suprema Corte ou político. Se quer ser político, renuncie lá e se candidate a um cargo para falar as bobagens que quiser, na hora em que quiser, mas não fique se metendo nas políticas do governo – disse, sem explicar a quem se referia.

O presidente conclamou os parlamentares da base aliada a subirem à tribuna para cobrar esclarecimentos dos integrantes do Judiciário que vem atacando as políticas sociais do Palácio do Planalto. O ministro Marco Aurélio Mello, por exemplo, condenou o aumento do Bolsa Família em ano eleitoral.

– Não tem um palpite meu no Legislativo. O governo não se mete no Poder Judiciário. Se cada um ficar no seu galho, o Brasil tem chance de ir em frente. Se cada um der palpite na vida do outro, a gente pode conturbar a sociedade – disse Lula.

O programa defendeu o programa Territórios da Cidadania, lançado no início da semana.

– Eu vi o que significa o programa para a vida das pessoas. Aí, de repente, alguém fala: se entrar na Justiça, eu vou analisar. Ele deu a senha para o DEM e o PSDB – disse Lula, referindo-se à ação da oposição.

O presidente criticou o Supremo por muitas vezes ter assumido o papel de Legislativo:

– Seria tão bom se o Judiciário metesse o nariz apenas nas coisas dele, o Legislativo nas coisas dele e o Executivo nas coisas dele. É preciso que a gente reordene as instituições, para que elas funcionem cada vez mais de forma harmônica.

De manhã, diante de cinco mil pessoas em Quixadá, no Ceará, Lula criticou a oposição por ter entrado na Justiça com o argumento de que o Territórios da Cidadania tem caráter eleitoreiro. Lula disse que não é candidato e que não haverá eleições para governos estaduais este ano:

– A oposição, quando esteve no governo, não governou e agora quer impedir que se faça política social. Tentam intervir e evitar que você atenda aos interesses do povo achando que é eleitoreiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *