VIA LEGAL DISCUTE OS EXCESSOS NOS TREINAMENTO DO EXÉRCITO
Home / Informativos / Leis e Notícias /
14 de abril, 2010
Nesta semana, o destaque do Via Legal são os excessos cometidos dentro dos quartéis. Embora o Exército sustente que se trata apenas de casos isolados, punidos com rigor, é grande o número de soldados que denunciam situações de violência e até de tortura. No Rio de Janeiro, os parentes de um recruta que morreu durante o treinamento foram à Justiça. Eles pedem que o Estado seja responsabilizado pelo que aconteceu. Viviane Rosa mostra outros exemplos de agressão e desrespeito contra jovens que buscam a carreira militar.
Em outra reportagem, o programa mostra porque o estado de Pernambuco foi condenado a recuperar uma área devastada da Mata Atlântica. Parte da reserva foi destruÃda por assentados da reforma agrária. Juliano Domingues explica o que diz a lei nestes casos e porque a negligência do poder público teve conseqüências tão graves para o meio ambiente.
Direto de Curitiba, Analice Bolzan conta a batalha e a vitória do dono de uma casa lotérica que precisou recorrer à Justiça para ser indenizado. Ele foi assaltado no estacionamento da agência da Caixa Econômica Federal onde pretendia depositar o dinheiro levado pelos ladrões. A decisão judicial determinou que o empresário seja indenizado pelo banco e também pela entidade que administrava o estacionamento.
Alessandra de Castro explica passo a passo a implantação do programa Ejur, que permite a tramitação eletrônica dos processos abertos em 13 estados e no Distrito Federal. O sistema, que já começou a sair do papel, permite que os recursos sejam apresentados de forma virtual, sem que o autor ou mesmo o advogado tenha que se deslocar até o Tribunal Regional Federal, em BrasÃlia.
O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet. www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com .
Horários de exibição do programa:
TV JUSTIÇA
(canal 95)
Dia 14 de abril às 21h30
Dia 16 de abril às 12h
Dia 18 de abril 18h
REDE CULTURA
Dia 17 de abri, Ã s 7h00
Dia 19 de abril, Ã s 7h00
TV BRASIL – DF
(canal 2)
Dia 18 de abril, Ã s 6h
Fonte: Justiça Federal