CAMARA: FINANÇAS APROVA AUMENTO SALARIAL PARA 32.763 SERVIDORES FEDERAIS
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10 de maio, 2010
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou, na quarta-feira (5), o Projeto de Lei 5920/09, do Executivo, que cria gratificações e reajusta salários de servidores de diversos órgãos federais. A medida deve atingir 32.763 funcionários — 12.032 ativos, 9.318 aposentados e 11.413 pensionistas. A proposta está entre as prioridades do Plenário definidas pelos lÃderes partidários em março.
Entre as mudanças previstas no texto, estão:
– criação de adicional de até R$ 1.042 por participação em missão no exterior para servidores do Ministério das Relações Exteriores;
– reajuste de gratificação de desempenho para agentes penitenciários federais;
– aumento salarial e de gratificação para servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e dos cargos de tecnologia militar do Ministério da Defesa;
– elevação da remuneração de médicos e dentistas do Hospital das Forças Armadas (HFA);
– e criação de uma estrutura remuneratória especial para engenheiros, arquitetos, economistas, estatÃsticos e geólogos.
Na maioria das carreiras, o reajuste será escalonado — em alguns casos, até abril de 2011. O custo total das medidas, conforme o projeto, será de R$ 401,9 milhões neste ano; R$ 773,7 milhões em 2011; e R$ 791,8 milhões em 2012 e anos seguintes.
Previsão orçamentária
Para o relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação, deputado VirgÃlio Guimarães (PT-MG), que considerou o texto adequado do ponto de vista orçamentário e financeiro, o projeto é compatÃvel com o Plano Plurianual em vigor (PPA 2008/2011 – Lei 11.653/08) e atende à s exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRFLei Complementar 101, de 2000, que estabelece várias regras para a administração orçamentária e financeira da área pública, nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Impõe aos governantes normas e limites para a boa administração das finanças públicas. – Lei Complementar 101/00).
“As despesas correrão por conta de ações previstas em programação pertinente e especÃfica do Poder Executivo”, explicou.
Oposição contesta
Parlamentares do DEM e do PSDB, em contrapartida, votaram pela inadequação da proposta. Para o deputado Luiz Carreira (DEM-BA), o Executivo tenta omitir o efeito da medida a longo prazo. “O governo tem o hábito de incluir uma previsão de gastos para os próximos anos, mas é preciso estar claro que essas despesas geram impactos permanentes”, disse.
Ressaltando que não compete à comissão a analise do mérito do projeto, Carreira ressaltou que o Executivo afirma haver previsão orçamentária e financeira para o texto, mas não apresenta dados sobre o que já foi gasto da previsão global inicial e o volume ainda disponÃvel de recursos. “Passa-se a impressão de que haverá crédito à disposição sempre”, destacou.
Emendas
A comissão, acatando sugestão do relator VirgÃlio Guimarães, rejeitou as quatro emendas do deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS) que haviam sido aprovadas pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Guimarães destacou que cabe ao presidente da República propor a criação de cargos e o aumento de remuneração no Executivo.
Uma das emendas criava 750 cargos de analista técnico do Sistema Único de Saúde (SUS), para exercÃcio no Departamento Nacional de Auditoria. O provimento desses cargos, no entanto, ficaria condicionado à extinção de outros vagos com remuneração equivalente.
Outra emenda incluÃa a atividade de fiscal federal agropecuário entre as atribuições dos cargos de agente de atividades agropecuárias, técnico de laboratório, auxiliar de laboratório e agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal — todos do Ministério da Agricultura.
Busato também pretendia submeter os integrantes da carreira de agente de inteligência da Abin ao regime de dedicação exclusiva. Já a última emenda concedia novo prazo, até 31 de julho deste ano, para funcionários do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) optarem pela forma de recebimento da vantagem pessoal a que eles têm direito. A Lei 11.314/06, que reestruturou o benefÃcio, prevê que a escolha deveria ter ocorrido até 3 de julho de 2006.
Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo, á havia sido aprovada pela Comissão de Trabalho. Agora, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Fonte: Agência Câmara
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