logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

VALOR ECONÔMICO: LIMINAR DA JUSTIÇA LIBERA ACESSO ÀS NOTAS DO ENEM

Home / Informativos / Leis e Notícias /

21 de janeiro, 2011

 
Justiça Federal do Ceará concedeu liminar ontem que garante aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acesso à correção das provas para que possam questionar as notas obtidas. A decisão do juiz federal Leopoldo Teixeira determina que os estudantes terão um prazo de 10 dias para entrar com recursos contra os resultados, mas não suspende o processo seletivo para 83 mil vagas para universidades federais e estaduais feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC).
 
Em vários Estados, estudantes encaminharam reclamações ao Ministério Público Federal sobre os resultados do Enem. A maioria dos casos refere-se a notas anuladas. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos dois dias de aplicação do Enem, no ano passado, cerca de 20 mil candidatos tiveram as provas anuladas. A maioria dos casos ocorreu ou porque o estudante não marcou na folha de respostas a cor do caderno de provas que recebeu, ou porque assinalou mais de uma opção. No boletim individual, disponível na página do Inep na internet, o participante pode consultar o motivo da nota zerada.
 
As inscrições para o SiSU, que sofreram pane nos dois primeiros dias e se normalizaram a partir de terça-feira, se encerraram à meia-noite de ontem. Até às 20h de ontem, mais de um milhão de estudantes haviam se inscrito no sistema para as 83 mil vagas disponíveis. Nas próximas semanas, o MEC vai abrir duas novas chamadas para quem ficou na fila de espera.
 
Os cursos de licenciatura lideraram a procura, com 392.323 inscrições, até ontem à noite. Das 83 mil vagas ofertadas pelo SiSU, 22,3 mil são em licenciatura. As demais vagas se referem a cursos de bacharelados e superiores de tecnologia. As universidades do Nordeste lideram a procura pelos cursos de licenciatura. Entre as dez instituições com maior número de inscritos, estão as universidades federais do Maranhão (UFMA), Piauí (UFPI) e Rural de Pernambuco (UFRPE).
 
FONTE: VALOR ECONÔMICO – 21/01/2011
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hostinger