logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

União vai implementar espaços dedicados à amamentação em diversos prédios de ministérios

Home / Informativos / Leis e Notícias /

13 de março, 2024

Salas estão em fase de implementação em outros cinco ministérios, com previsão de finalização até fim de março

Após a inauguração da primeira sala de apoio à amamentação no Palácio do Planalto, em janeiro, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) deu início a uma iniciativa de expansão, visando implementar esses espaços em prédios de outras pastas, onde estão localizados ministérios atendidos pelo ColaboraGov, o Centro de Serviços Compartilhados do MGI.

Atualmente, as salas estão em fase de implementação em outros cinco ministérios, com previsão de finalização até o fim de março: Ministério da Previdência e da Assistência Social, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Para a instalação das salas, o MGI desenvolveu um projeto padrão, com especificações de mobiliário e equipamentos mínimos necessários, “visando criar um modelo replicável que facilitará a implementação em outros órgãos da Administração Pública”, destaca a pasta.

“A implementação e manutenção das salas de apoio são de baixo custo, pois não exigem uma estrutura complexa”, argumentam.

Daniela Gorayeb, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MGI, ressalta a importância dos espaços.

– As salas de apoio à amamentação visam ampliar a visibilidade sobre a importância do aleitamento materno e do compartilhamento de cuidados aos bebês por todos os entes da família – salienta.

Ter um espaço apropriado no local de trabalho é fundamental para promover mais equidade no serviço público, conforme destaca Gorayeb.

– Os espaços de apoio também atendem à necessidade de haver um local apropriado no ambiente de trabalho para que as pessoas possam utilizar, durante a jornada de trabalho – conclui.

Mas o que é isso?

As salas de apoio à amamentação são espaços dentro da empresa que proporcionam conforto, privacidade e segurança para as mães que desejam amamentar ou extrair leite durante a jornada de trabalho.

Os espaços são considerados fundamentais pela Organização Mundial de Saúde para apoiar a continuidade do aleitamento materno, mesmo após o retorno ao trabalho.

Fonte: Extra (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *