Servidores da Educação federal ameaçam greve caso regras de progressão não sejam cumpridas
Home / Informativos / Leis e Notícias /

21 de maio, 2025
Federação exige resposta do MEC até 31 de maio
As regras de transição na carreira dos Técnico-Administrativos em Educação devem ser implementadas até o dia 31 de maio, sob risco de nova paralisação nacional da categoria, demandou a Federação de Trabalhadores em Instituições de Ensino Superior (Fasubra). O “ùltimato” foi dado em encontro com representantes do Ministério da Educação (MEC). A entidade que toca as trativas com o governo federal afirma que o acordo que encerrou a greve de 113 dias (realizada no último ano) ainda não foi cumprido em sua totalidade.
Entre os temas mais críticos está a indefinição quanto às regras de progressão funcional, que já haviam sido acertadas com o MEC, mas que dependem agora de articulação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que ainda não se pronunciou oficialmente.
O MEC, representado pelo secretário-executivo Leonardo Barchini, comprometeu-se a dar uma resposta urgente até o fim da semana sobre a aplicação das regras acordadas e a convocar, com prioridade, a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), instância responsável por acompanhar o desenvolvimento das carreiras no serviço público federal.
Fonte: Extra (RJ)