logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 13 estados.

Servidor estudante tem direito ao horário especial de trabalho

Home / Informativos / Wagner Destaques /

21 de julho, 2016 por Poliana Nunes

O direito é garantido quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o de trabalho.

 

Por meio da assessoria jurídica de Wagner Advogados Associados, um auditor fiscal da Receita Federal ajuizou ação contra a União (Secretaria da Receita Federal) com o objetivo de garantir o direito ao horário especial de trabalho para a realização do curso superior de Direito.

 

De acordo com a Lei 8112/90, "será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo".  A única exigência da lei, entretanto, é a compensação de horários no órgão ou entidade que tiver exercício, respeitada a duração semanal do trabalho.

 

Ao verificar que a maioria das aulas seria ministrada em horário conflitante com o expediente de trabalho, o servidor protocolou requerimento ao órgão, sugerindo também a opção que melhor possibilitasse a compensação do horário. A Secretaria da Receita Federal, entretanto, negou o pedido.

 

De acordo com o órgão, o servidor já possuía nível superior completo e não existia necessidade de serviço que justificasse a realização de novo curso, em horário de trabalho.

 

No judiciário o entendimento foi diverso, tendo o processo sido julgado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, onde restou determinado que o direito ao horário especial fosse garantido ao servidor estudante. No processo ainda cabe recurso.

 

Fonte: Wagner Advogados Associados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

App - Wagner Advogados