logo wagner advogados

SEPUB discute proposta de reajuste salarial com governo municipal

Home / Informativos / Wagner Destaques /

11 de fevereiro, 2025

O Sindicato dos Servidores Públicos de Barcarena (SEPUB) solicitou reunião com a Prefeitura para tratar do reajuste salarial da categoria. Entre os pontos abordados está a atualização dos vencimentos dos cargos com menor salário-base, fixado hoje em R$ 1.308,60.

O último reajuste ocorreu em abril de 2016, por meio da Lei Municipal nº 2175, quando o salário passou de R$ 1.113,70 para o valor atual. Desde então, a categoria acumulou perdas inflacionárias de 53,99%, considerando o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) até dezembro de 2024. O sindicato argumenta que aguardou o fim do período eleitoral para apresentar a demanda e também pleiteia a criação de uma Mesa Permanente de Negociação.

Reunião com a Prefeitura
Em 29 de janeiro, representantes do sindicato se reuniram com o Secretário de Administração e Tesouro, Sabmael da Silva Carvalho, para discutir o reajuste salarial e outras pautas. Segundo o secretário, a Prefeitura realizou estudos sobre perdas inflacionárias e a média salarial da região. A previsão é que um Projeto de Lei para concessão do reajuste seja enviado à Câmara Municipal no início de fevereiro, com possível aprovação e efetivação no mês seguinte. O índice de reajuste pode variar entre 50% e 60%.

Outros pontos tratados na reunião incluíram a atualização do Plano de Carreira dos servidores, prevista para este ano, e a revisão geral anual a partir de 2025. Também foi discutida a reestruturação organizacional da Prefeitura, que será objeto de um novo Projeto de Lei.

O sindicato também cobrou uma resposta ao Ofício nº 001/2025 que solicita relatórios do setor de Recursos Humanos da Prefeitura. Além disso, foi informado que a Licença Classista para servidores será providenciada conforme previsto na legislação vigente.

O escritório Wagner Advogados Associados, conjuntamente com Melo Da Luz Advogados Associados, compõe a assessoria jurídica do SEPUB.

A entidade aguarda agora a resposta formal da Prefeitura sobre as reivindicações e a tramitação do projeto de reajuste salarial na Câmara Municipal.

Nos siga nas redes:

Central de Atendimentos no WhatsApp: (61) 3226-6937
Instagram: @wagner_advogados
Canal de Notícias no WhatsApp: bit.ly/4f8SUnt
Facebook: @WagnerAdvogados
Twitter: @W_advogados
YouTube WAA: bitly.com/canalwaa

Fonte: Wagner Advogados Associados