logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 13 estados.

SENADO: ROSALBA PEDE POR SERVIDORES DO INSS EM GREVE DE FOME

Home / Informativos / Leis e Notícias /

11 de agosto, 2009 por Poliana Nunes

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) pediu em discurso que o Ministério da Previdência tome medidas para evitar que a greve de fome de sete servidores do INSS do Rio Grande do Norte “não acabe de forma catastrófica”. Eles protestam há 21 dias contra decisão do governo federal de retirar uma gratificação que eles recebiam há 22 anos, oriunda de reposições de planos econômicos.

Os servidores já estiveram em greve em outras ocasiões solicitando a incorporação de 84,32%. Em 2005, foi feito acordo para seu pagamento e, recentemente, ela foi novamente retirada, o que provocou uma greve nacional dos funcionários do INSS, em junho último. Eles decidiram voltar ao trabalho porque o governo mandou cortar os dias parados e a Federação dos trabalhadores da área foi ameaçada de receber multas diárias de R$ 100 mil se o movimento não fosse suspenso. A senadora informou que, além disso, os funcionários passaram sofrer descontos de salário por causa da gratificação recebida no passado, levando alguns deles a não receber vencimentos em julho.

Sete servidores do INSS, no entanto, decidiram fazer a greve de fome e alguns já estão com a saúde bastante afetada, segundo Rosalba Ciarlini. Ela informou que irá ao ministro da Previdência para tratar do assunto e fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor dos servidores.

Fonte: Senado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

App - Wagner Advogados