logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores
Presente em 22 estados. Selecione.

Professora mantém direito de acumular cargos

Home / Informativos / Wagner Destaques /

03 de dezembro, 2017 por Luiz Antonio

A docente era aposentada com dedicação exclusiva quando ingressou em novo cargo público.

Por meio do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá – SINSEPEAP, com assessoria jurídica de Wagner Advogados Associados, uma docente garantiu na justiça o direito de acumular dois cargos públicos, sendo um de docente aposentada com dedicação exclusiva (DE) e outro de Pedagoga.

No caso, a servidora se aposentou no cargo de professora federal com dedicação exclusiva e, somente após esse ato, assumiu novo cargo público, esse de pedagoga municipal.

Contudo, a União Federal entendeu que o fato da aposentadoria ter se dado em cargo com DE, esse benefício jamais poderia ser cumulado com outro vínculo de trabalho.

Coube ao Judiciário analisar os fatos e decidir sobre a sua legalidade.

Assim, em julgamento da 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região foi decidido que a acumulação de cargos verificada em nada agrediria a legislação vigente. Os cargos são cumuláveis e não há qualquer incompatibilidade das cargas horárias.

Ao analisar o caso, o Desembargador Relator deu razão aos argumentos da servidora, afirmando que “não havendo incompatibilidade de horários e sendo os cargos acumuláveis na atividade, não existe óbice à percepção dos proventos de aposentadoria pelo cargo de professor, em regime de dedicação exclusiva, com a remuneração pelo cargo de pedagogo.”

No processo ainda cabe recurso.

Fonte: Wagner Advogados Associados.

Novo App - Wagner Advogados