logo wagner advogados

Prévia de reajuste e equiparação salarial movimentam mês de abril dos servidores federais

Home / Informativos / Leis e Notícias /

16 de abril, 2025

Prévias do contracheque saem dia 15 com novos valores; sindicalistas cobram isonomia entre os Três Poderes

O mês de abril será movimentado aos servidores do Executivo federal. Um ponto de agitação na categoria é a confirmação do reajuste do funcionalismo, que deve constar já na prévia do contracheque dos servidores federais, que estará disponível na quarta-feira (dia 16). Uma apreensão da categoria gira entorno do desconto do Imposto de Renda. Os valores, que serão pagos no salário do mês de abril, retroativos a janeiro, no dia 2 de maio, devem colocar os rendimentos dos estatutários fora de suas faixas de contribuição usuais.

Por outro lado, as entidades que representam os funcionários públicos da União esperam realizar a próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) após o feriado da Páscoa. Para este ano de 2025, os servidores do Executivo Federal têm uma pedida em mente: a equiparação desses benefícios entre os Três Poderes. A demanda chegou a ser formalmente protocolada na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) pela bancada sindical.

Outro lado

Procurado para falar a respeito dos descontos de Imposto de Renda, o MGI informou que o cálculo do IR será realizado da mesma forma que é realizada nos outros meses: “somando-se todos os rendimentos em que há incidência de IR e aplica-se a respectiva faixa de tributação”.

Os percentuais a serem pagos seguem os mesmos negociados ao longo de 2024. Os acordos firmados com a maioria dos servidores do Executivo garantem reajuste de 9% a partir de janeiro de 2025 e de 5% a partir de abril de 2026. O impacto total do reajuste é estimado em R$ 16 bilhões, beneficiando cerca de 1,2 milhão de servidores ativos e inativos, incluindo aposentados e pensionistas.

Fonte: Extra (RJ)