logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

Presidente do INSS se compromete a instalar mesa de negociação com servidores

Home / Informativos / Leis e Notícias /

12 de agosto, 2024

Categoria quer fim de judicialização da greve

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, se comprometeu a instaurar a Mesa Nacional de Negociação de Greve já na próxima segunda-feira (dia 12). A decisão foi anunciada durante uma reunião com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), que pressionou por respostas às demandas da categoria por mudanças salariais e de carreira.

Representantes sindicais também frisaram a necessidade de o INSS retirar a ação judicial acolhida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que ele considera um obstáculo para as negociações.

As pautas incluem a transformação da carreira em Carreira de Estado, a alteração do nível de ingresso para superior, o adicional de qualificação, a incorporação da Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS) ao vencimento básico e o cumprimento do acordo de greve de 2022.

Reunião marcada com o governo federal

Além da mesa de negociação com o INSS, as reivindicações que exigem previsão de verba no Orçamento da União serão tratadas em uma mesa nacional de greve específica com o Ministério da Gestão e da Inovação no Serviço Público (MGI). A solicitação será apresentada novamente durante a rodada da Mesa Temporária de Negociação marcada para esta sexta-feira (dia 9).

A Mesa Nacional de Negociação de Greve, que é mais ágil do que a temporária e costuma ser instalada em situações de paralisação, é vista pelas entidades sindicais como uma ferramenta fundamental para o avanço das negociações. Contudo, o sucesso da mesa depende do aumento da adesão à greve e da participação ativa dos servidores em atos e piquetes.

Fonte: Extra (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *