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Prazo para envio do planos de desenvolvimento dos servidores federais termina no dia 30

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20 de setembro, 2024

Todo o processo de levantamento de necessidades e elaboração do PDP é realizado pelo órgão/entidade no Portal Sipe

Os órgãos e as entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) tem até 30 de setembro para enviar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP 2025). O PDP é um instrumento que permite planejar e orientar a execução da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP).

Todos os anos, órgãos e entidades da administração pública federal elaboram o PDF com base nas necessidades de desenvolvimento dos servidores, visando a alcançar os resultados organizacionais. Essas necessidades representam a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho atual.

Todo o processo de levantamento de necessidades e elaboração do PDP é realizado pelo órgão/entidade no Portal Sipec, encaminhado via sistema, para análise do órgão central.

Obrigatoriedades

O PDP deve incluir a descrição das necessidades de desenvolvimento para 2025, com carga horária estimada, público-alvo e custos. O plano também deve alinhar essas necessidades à estratégia do órgão, estabelecendo objetivos e metas institucionais.

Além disso, deve atender às demandas operacionais, táticas e estratégicas, seguindo princípios de economicidade e eficiência.

Após o envio, os planos serão consolidados e enviados à Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que apresentará soluções para as necessidades identificadas. Essas propostas, junto com a manifestação técnica do órgão central do Sipec, serão apresentadas no Portal Sipec.

Com a manifestação, os órgãos e as entidades poderão iniciar a execução de seus planos com base nas ações indicadas.

Fonte: Extra (RJ)