logo wagner advogados

O GLOBO: IR SERÁ ALTERADO E BENEFICIARÁ CLASSE MÉDIA, AFIRMA MANTEGA

Home / Informativos / Leis e Notícias /

28 de fevereiro, 2008

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem que o governo fará uma alteração na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física, reduzindo o recolhimento mensal de parte da classe média. A medida integra o pacote que está sendo elaborado para atender a segmentos da sociedade e facilitar a aprovação da reforma tributária no Congresso. Uma das idéias em estudo na área econômica é criar novas faixas intermediárias, tornado a tributação dos rendimentos ainda mais progressiva – ou seja, quanto maior o salário, mais se paga.

Atualmente, a tabela do IR é dividida em três faixas. Quem fica na primeira está isento. O segundo grupo paga, na fonte, uma alíquota de 15%. O terceiro, mais amplo, 27,5%. Mudanças efetivadas este ano só servirão de base para a declaração entregue em 2009.

– Estamos estudando alguma mudança no IR, nas alíquotas. Certamente, vai beneficiar uma parte da população, que vai pagar menos. Provavelmente na próxima semana já direi quais são as intenções do governo em relação às alíquotas – afirmou Mantega, que tratou do tema após se encontrar com empresários.

O ministro evitou antecipar a fórmula que será adotada. Disse apenas que ela está sendo definida e faz parte de um conjunto de novas desonerações na economia, que serão antecipadas devido ao crescimento vigoroso do Produto Interno Bruto (PIB), ao aumento continuado da arrecadação e à perspectiva de aprovação da reforma tributária.

O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), que participou anteontem de reunião com Mantega, disse que o ministro afirmou que o governo pensa em fazer "uma escadinha", na tabela do IR, com alíquotas intermediárias.