logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

Ministério da Gestão propõe mudanças nas gratificações em reunião de mesa de negociações dos servidores do INSS

Home / Informativos / Leis e Notícias /

05 de julho, 2024

Último encontro da mesa foi no fim do maio.

Representantes dos trabalhadores e do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) se reuniram nesta quarta-feira (dia 3) em mais uma reunião da Mesa Específica e Temporária da Carreira do Seguro Social.

Segundo a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), a proposta do governo é de uma nova tabela de remuneração para a categoria, com a aplicação de 9% no vencimento básico (VB).

De acordo com o diretor da entidade, Cristiano Machado, a proposta extingue a Gratificação de Atividade Exclusiva (GAE), a transformando na Gratificação de Atividade (GAT), o que a categoria discorda.

– O risco de tornar a GAE uma gratificação de valor fixo, e não o atual percentual de 160% do salário básico, é, no futuro, o governo indicar reajustes apenas ao vencimento básico, porque, a rigor, o que é salário, para a categoria, é o vencimento básico – afirma Machado. – Ou seja, o governo extingue uma gratificação que hoje dá uma garantia para os trabalhadores. Quando há um percentual muito baixo de reajuste, considerando que o VB é muito baixo, (a GAE) garante um aumento um pouco maior no salário, na remuneração. Nos posicionamos contra a extinção da GAE por entender que ela é uma conquista importante.

Ainda segundo a Fenasps, depois que o MGI entregar a proposta formalmente, os números devem ser analisados.

Essa é a terceira reunião da mesa. O último encontro aconteceu em 29 de maio, quando o governo e representantes dos trabalhadores discutiram reajustes salariais dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Fonte: Extra (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *