logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

Membros da Funai pressionam Ministério da Gestão sobre calendário do Plano de Carreira Indigenista

Home / Informativos / Leis e Notícias /

21 de junho, 2023

Atos foram realizados ao longo da última semana

Os servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizaram ao longo da última semana a XVI Vigília pelo Plano de Carreira. Reunidos em frente a Esplanada dos Ministérios, onde está instalada a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, membros do órgão cobraram pelo cumprimento do cronograma de análise técnica da proposta de Plano de Carreira Indigenista (PCI) e o Plano Especial de Cargos da Funai (PEC).

Conforme o planejamento definido pelo governo, o prazo para o MGI apresentar o documento termina em 26 de junho. No entanto, até agora, não há propostas do ministério na mesa.

Diretora da Executiva do Sindsep-DF e servidora da Funai, Mônica Carneiro, explica que o plano de carreira é fundamental para a reconstrução da política indigenista e o fortalecimento da fundação.

– A Funai enfrenta um sucateamento e um esvaziamento sem precedentes, identificado em diagnósticos do Tribunal de Contas da União. Segundo o TCU, um fator crucial para o enfraquecimento crônico da força de trabalho da fundação é a baixa remuneração e a ausência de um plano de carreira que apresente incentivos à retenção de servidores e compensação pela situação de trabalho imensamente adversa enfrentada no exercício das atribuições, sobretudo em locais remotos, de fronteira e de difícil acesso –, comentou.

Na ocasião, os servidores reafirmaram solidariedade aos movimentos indígenas em defesa da demarcação das terras indígenas, contra o marco temporal e todas as iniciativas da bancada ruralista no Congresso Nacional que buscam atacar os direitos dos povos indígenas no Brasil.

Fonte: Extra (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *