logo wagner advogados

Justiça determina pagamento de valores atrasados a servidora da FUB

Home / Informativos / Slideshow Wagner Destaques /

10 de março, 2025

Decisão judicial beneficiou servidor filiado ao SINTFUB.

Uma decisão judicial garantiu o pagamento de valores devidos a uma servidora da Fundação Universidade de Brasília (FUB) referentes a abono de permanência reconhecido administrativamente, mas não quitado.

A Administração Pública frequentemente reconhece direitos de servidores, como adicionais de insalubridade, periculosidade, férias atrasadas e licenças, mas o pagamento dessas verbas costuma ser postergado por questões orçamentárias ou burocráticas.

No entanto, o Judiciário tem entendimento consolidado de que, uma vez reconhecido o direito, o pagamento deve ocorrer imediatamente, não cabendo justificativas como falta de recursos ou ausência de previsão orçamentária.

Diante da ausência de pagamento, a servidora recorreu ao Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB) e ingressou com ação judicial para garantir a quitação do montante devido. O Juizado Especial Federal deu decisão favorável, que já transitou em julgado, e o processo segue para a fase de execução dos valores.

Nos siga nas redes:

Central de Atendimentos no WhatsApp: (61) 3226-6937
Instagram: @wagner_advogados
Canal de Notícias no WhatsApp: bit.ly/4f8SUnt
Facebook: @WagnerAdvogados
Twitter: @W_advogados
YouTube WAA: bitly.com/canalwaa

Fonte: Wagner Advogados Associados