logo wagner advogados

JOSÉ LUIS WAGNER INTEGRA CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

Home / Informativos / Wagner Destaques /

10 de março, 2011

O advogado José Luis Wagner tomou posse como membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no último dia 20 de fevereiro, em Brasília – DF. A vaga é de conselheiro pelo Estado do Amapá e foi conquistada por meio de eleição da Seccional, inicialmente como suplente e depois por escolha do Conselho Seccional, realizada no mês de fevereiro. A representação por aquele Estado é resultado do reconhecimento pelo trabalho que o escritório Wagner Advogados Associados desempenha há seis anos em defesa de servidores públicos federais e estaduais locais e também uma demonstração da projeção nacional do trabalho iniciado em Santa Maria.
 Wagner explica que o papel de um conselheiro é integrar os diversos órgãos do Conselho Federal (pleno, órgão especial e três câmaras), participando das discussões e decisões sobre os mais diversos assuntos. O Conselho Federal atua nas questões relacionadas com a advocacia, mas também na defesa da Constituição Federal, do estado democrático de direito e da sociedade civil, nos termos da legislação vigente.
 
No momento, a atuação do Conselho Federal concentra-se em questões como a defesa das prerrogativas dos advogados, realização do exame de ordem, realização de uma prestação jurisdicional rápida, eficiente e justa, além da aplicação da Lei da ficha-limpa e a defesa de uma administração pública ética em todas as instâncias.
 
– A atuação do Conselho Federal tem sido decisiva um muitos momentos da vida pública nacional. Foi assim quando do pedido de impeachment de Fernando Collor de Mello e continua sendo assim no atual momento, por exemplo, quando da defesa aberta e intransigente da aplicação imediata dos dispositivos da chamada Lei da Ficha Limpa – afirma Wagner.
 
Na primeira sessão do ano, Wagner propôs que se fizesse um estudo da situação do Sistema Penitenciário brasileiro, para que o Conselho Federal passe a ter uma proposta de curto, médio e longo prazo para a solução dos problemas existentes, como a superlotação, falta de condições mínimas de segurança, saúde e higiene, dentre outros. A matéria deverá ser pauta da próxima sessão.
 
QUEM É – José Luis Wagner, 50 anos, é advogado formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Advoga há 26 anos e desde 1991 suas atividades são voltadas exclusivamente à defesa de servidores públicos e movimentos sociais. A sede do escritório Wagner Advogados Associados fica em Santa Maria – RS, tendo filiais em Brasília – DF e Macapá – AP.  
 
O advogado também é sócio dos escritórios Mauro Cavalcante, Paulo Vieira e Wagner Advogados Associados (Curitiba – PR) e Boechat e Wagner Advogados Associados (Rio de Janeiro – RJ). No conjunto, o escritório Wagner Advogados Associados presta serviços, diretamente ou através desses e de outros escritórios parceiros, para mais de 60 entidades sindicais de todo o País, atuando em 20 cidades de 18 estados brasileiros.
 
Wagner já exerceu a presidência das Comissões da Terra e de Acompanhamento Legislativo e a vice-presidência da Comissão de Precatórios, da Seccional do Estado do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Comissão de Assuntos Institucionais da Seccional do Estado do Amapá e membro da Comissão de Precatórios do Conselho Federal.
 
Nas eleições passadas da OAB foi convidado a integrar uma das chapas que concorriam para o Conselho Seccional do Distrito Federal, mas optou por concorrer no Amapá.
 
Fonte: Wagner Advogados Associados.