logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

JORNAL DE BRASÍLIA: PONTO DO SERVIDOR

Home / Informativos / Leis e Notícias /

26 de agosto, 2010

 
RACHA NA UNB
Enquanto uma parte dos servidores técnicos da UnB considera que o movimento grevista já se esgotou, outra parcela defende a continuidade da paralisação como única forma de impedir o corte de 26,05% dos salários, referentes à suspensão do pagamento da URP desde o mês de julho. O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) vai pesquisar a opinião dos servidores sobre os rumos da greve, que já dura cinco meses. Em assembleia na próxima terça-feira a categoria conhecerá o resultado do levantamento e decidirá o destino da paralisação. A única esperança de voltar a receber a URP nos contracheques dos cerca de 2,5 mil servidores técnicos da UnB é uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) favorável à categoria. O pedido, protocolado em maio deste ano, aguarda apreciação da ministra Carmem Lucia, que está provisoriamente no TSE para analisar os processo do Ficha Limpa.
 
ESVAZIAMENTO
A realização da pesquisa foi aprovada na terça-feira passada em assembleia , mas ainda não foi definido o formato da consulta. Alguns setores até então envolvidos na paralisação já retomaram suas atividades nas últimas semanas, como é o caso dos campi de Ceilândia e Planaltina. Até o comando de greve sofre um processo de esvaziamento, com a saída de integrantes devido ao impasse no movimento grevista. “Chegamos a uma situação ridícula e temos que estudar uma saída”, criticou o diretor do sindicato Luís Carlos de Sousa. “Só a luta pode impedir que tenhamos um quarto dos nossos salários cortados”, rebateu o servidor Fred Mourão.
 
DUCHA FRIA
A aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores da Caesb continua envolta em mistério. Depois de mais de três meses de espera, o projeto de reestruturação da categoria aguarda, desde o dia 17 de agosto, parecer da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF). Esta é a segunda passagem do documento pela repartição. Depois de um primeiro parecer, cujo teor ainda é desconhecido, o PCCS retornou à Secretaria de Planejamento e Gestão, passou pela Caesb, voltou ao GDF e repousou novamente na Procuradoria de Pessoal da PGDF, onde será analisado pela procuradora Luciana Ribeiro. Apesar do banho-maria, os funcionários da Caesb esperam que as perspectivas de ascensão funcional e salarial não escorram pelo ralo.
 
ALTERAÇÕES
Analistas e Consultores Legislativos da Câmara dos Deputados reuniram-se ontem para discutir a Lei 12.256/2010, que trata do Plano de Carreira da categoria, os prejuízos acarretados às várias carreiras, e possíveis modificações desse cenário. Dirigentes do Sindilegis, da Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira e da União dos Analistas Legislativos da Câmara dos Deputados participaram do encontro. Na segunda-feira passada, policiais, técnicos e aposentados epensionistas do Legislativo debateram medidas para sanar as distorções remuneratórias produzidas após a sanção da referida Lei.
 
QUANDO ENTRAR SETEMBRO
Servidores da saúde do Distrito Federal esperam a quitação da segunda parcela da Gratificação de Atividade Técnico Administrativa (Gata) para o mês de setembro. O pagamento de 80% da Gata beneficia cerca de 13 mil trabalhadores em saúde e proporcionou um reajuste médio de 6% nos vencimentos dos assistentes de saúde, retroativos a 1º de outubro de 2009, outros 6% a contar de 1º de setembro de 2010, e mais 6% em setembro de 2011, parcela que a categoria aguarda ansiosamente no contracheque.
 
LINHA DE FRENTE
Usuários do Detran podem começar a respirar mais aliviados com a nomeação de 82 auxiliares de trânsito, publicada no Diário Oficial do DF (DODF) de ontem. Os novos servidores atuarão diretamente no atendimento ao público (foto) e devem ter papel fundamental na redução das filas em busca de serviços do órgão, problema que ocorre com certa frequência. O diretor de Imprensa e Divulgação do Sindetran, Rômulo de Castro, acredita que os nomeados devem ser empossados até a próxima semana, já que esperam há mais de dois anos pela nomeação. A convocação dos aprovados no último concurso do órgão foi anunciada, terça-feira passada, pelo governador Rogério Rosso, que também autorizou a chamada de 12 analistas de trânsito, ainda pendente de publicaçãono DODF. Para o presidente do Sindetran, Heider Marcos de Almeida, a contratação de servidores concursados permite um melhor controle do trânsito na cidade e um melhor atendimento às pessoas que buscam os serviços do Detran.
 
PRECATÓRIOS
O departamento jurídico do Sinpro está recebendo a documentação para o requerimento de quitação de precatório preferencial, que leva ao início da fila os credores com doença grave ou mais de 60 anos completados até 9 de dezembro de 2009. Quem for requerer o precatório por idade deverá levar uma cópia do CPF e do RG com autenticação em cartório. No caso de doença são necessárias, além do laudo médico, uma cópia do CPF e do RG também autenticados em cartório. Serão pagos valores correspondentes, no máximo, a 30 salários-mínimos. A entrega dos documentos pode ser feita das 9h às 19h na sede do Sinpro-DF, no SIG, Quadra 6, e das 8h às 17h nas subsedes do Gama, Taguatinga e Planaltina.
 
EM TRAMITAÇÃO
Projeto de Lei do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) estende aos agentes de trânsito o direito de receber a Bolsa-Formação, de R$ 400 mensais. O benefício faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e se destina ao aperfeiçoamento profissional de policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e carcerários, peritos e guardas municipais. Para receber a Bolsa-Formação, os profissionais devem receber salário de até R$ 1.700 e frequentar um dos cursos de especialização em segurança credenciados pelo ministério. O projeto será analisado em caráter conclusivo, ou seja, dispensa apreciação em plenário e será votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo.
 
FONTE: JORNAL DE BRASÍLIA – 26/08/2010
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hostinger