logo wagner advogados

INSS vai devolver valores descontados durante greve no salário pago em outubro

Home / Informativos / Leis e Notícias /

17 de setembro, 2024

Enquanto isso, os servidores continuam em mobilização

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, confirmou que a autarquia realizará a devolução dos valores descontados dos servidores em greve. A devolução dos valores será efetivada no pagamento referente ao mês de outubro.

A decisão foi anunciada em reunião com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e com a participação do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, por videoconferência.

Na última semana, Stefanutto revogou o ofício que determinava o registro das faltas dos servidores em greve como “falta injustificada” a partir de 28 de agosto. A medida foi revertida após pressão da categoria, que ocupou a direção central da autarquia, em Brasília, exigindo a revogação do documento.

A greve dos servidores do INSS se estende desde o início de julho, com pautas que incluem melhores condições de trabalho, reajuste salarial e a revisão de metas e prazos para análise de benefícios. A paralisação tem gerado filas e atrasos na concessão de aposentadorias, pensões e outros benefícios, impactando diretamente milhões de brasileiros que dependem do INSS para sobreviver.

Nesse tempo, também saltou o número de pedidos de reconhecimento inicial de direitos: de 1.353.910 para 1.506.608 em todo o Brasil, um aumento de 11,27%.

Fonte: Extra (RJ)