INSS implementa modelo de avaliação de desempenho para servidores públicos
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20 de janeiro, 2025
Adesão a teletrabalho será facultativa, mas modalidade presencial será obrigatória para todos os servidores
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) instituiu o Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Segundo a portaria que regulamenta a implementação, a principal meta do PGD é “impulsionar a gestão orientada a resultados”.
O PGD será implementado nas modalidades presencial e de teletrabalho. A adesão ao teletrabalho será facultativa, mas o regime presencial será obrigatório, conforme estabelecido pela legislação vigente.
O programa também delimita percentuais máximos para a participação no teletrabalho, com até 50% de servidores das Superintendências Regionais podendo atuar remotamente, e até 15% de servidores da área meio também sendo contemplados.
A decisão sobre a modalidade de execução será orientada pelo interesse da administração, pelas necessidades de atendimento ao público e pela natureza das atividades desenvolvidas por cada área.
Seleção
O PGD abrange agentes públicos ocupantes de cargos efetivos, comissionados e empregados públicos. A participação será definida com base na avaliação das competências e da experiência dos servidores, considerando também a natureza do trabalho a ser executado e a necessidade de atendimento ao público.
A portaria estabelece ainda critérios prioritários para a seleção de participantes, como a inclusão de pessoas com deficiência, gestantes e lactantes, além de servidores com maior tempo de serviço ou desempenho superior.
Além disso, fica vedada a participação no programa de servidores que se encontrem em estágio probatório, afastados ou que tenham sido penalizados por questões administrativas ou judiciais. A seleção para a modalidade de teletrabalho dependerá da autorização da chefia imediata e da análise dos critérios estabelecidos.
Fonte: Extra (RJ)