INSS identifica falhas em descontos de pagamentos de servidores que realizaram greve
Home / Informativos / Leis e Notícias /
21 de novembro, 2024
Erro no processamento da folha gerou preocupações entre trabalhadores da previdência social
A Federação Nacional dos Servidores Públicos (Fenasps) enviou ofício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para corrigir erros nos descontos de 1/12 avos do 13º salário de servidores que participaram da greve recente. O impasse gerou preocupações entre os trabalhadores da previdência social, que temem prejuízos no pagamento da Gratificação Natalina.
A falha ocorreu durante o processamento da folha de pagamento, que não considerou corretamente a dedução de 1/12 avos para os trabalhadores que se ausentaram durante o período de paralisação.
Após a detecção do erro, a Fenasps solicitou à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do INSS que realizasse uma revisão em todas as superintendências regionais, a fim de evitar que o problema se repetisse em outras unidades.
Em resposta, o INSS, por meio da DGP, enviou um comunicado no qual informou que adotou as medidas necessárias para corrigir a falha. De acordo com o ofício emitido pelo diretor de Gestão de Pessoas, Roberto Carneiro da Silva, o problema foi causado por questões sistêmicas. No entanto, o INSS garantiu que a regularização dos pagamentos devidos seria realizada ainda na folha de pagamento de novembro, com prazo para homologação da folha até o dia 19 de novembro de 2024.
Além da correção dos descontos no 13º salário, a Federação também cobra uma audiência com o INSS para discutir a reposição dos dias parados durante a greve.
Fonte: Extra (RJ)