Guia de gestão de riscos da União define processos e estratégias para funcionalismo
Home / Informativos / Leis e Notícias /

07 de março, 2025
Documentação detalha etapas de identificação, análise e mitigação de riscos, com uso de soluções informatizadas para embasar decisões
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou o Guia de Gestão de Riscos, com o objetivo de orientar servidores, técnicos e gestores da pasta sobre o processo de gestão de riscos em unidades. O material tem como objetivo fornecer uma base conceitual e metodológica para padronizar as diretrizes da administração de danos.
O documento detalha o Sistema de Gestão de Riscos do MGI, abordando conceitos, estrutura, instrumentos e os agentes envolvidos em todas as etapas do processo, que vai desde a identificação dos riscos até a adoção de ações mitigadoras ou corretivas.
Além disso, o Guia apresenta o Plano de Gestão de Riscos, que descreve os objetos a serem monitorados e tratados, e as etapas do processo de gestão de riscos, como estabelecimento do contexto, identificação, análise, avaliação, monitoramento, comunicação e registro. Esse processo deve ser integrado ao planejamento e aos processos de trabalho do MGI.
Gestão de dados
A publicação também destaca o uso de soluções informatizadas para a coleta e gestão de dados, possibilitando análises detalhadas e a geração de relatórios e painéis para embasar a tomada de decisões.
O Guia de Gestão de Riscos do MGI está disponível na íntegra no site do Comitê de Integridade, Transparência, Acesso à Informação, Riscos e Controle (CITARC) do Ministério.
A publicação foi elaborada pela Coordenação de Suporte à Gestão de Riscos da Assessoria Especial de Controle Interno (AECI) e aprovada pelo Comitê de Integridade, Transparência, Acesso à Informação, Riscos e Controle (CITARC), conforme a Resolução MGI/CITARC nº 4.
Fonte: Extra (RJ)