Governo vai encaminhar ao Congresso proposta para abertura de novos cargos em universidades, revela ministro da Educação
Home / Informativos / Leis e Notícias /

15 de agosto, 2025
Camilo Santana disse que ampliação de pessoal, tanto de professores como de ensino técnico, é fundamental
O governo vai propor a abertura de novos cargos em universidades e institutos federais, revelou o ministro da Educação, Camilo Santana. Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro desta quarta-feira (dia 13), Santana afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá encaminhar um projeto de lei sobre o tema ao Congresso nos próximos dias.
— O presidente Lula deve encaminhar nos próximos dias um projeto de lei para o Congresso Nacional que autoriza a abertura de novas vagas. A partir da aprovação, as universidades vão estar permitidas a fazer os concursos públicos — disse o ministro.
Segundo Santana, a ampliação é fundamental, uma vez que há uma expansão das instituições em andamento, o que atende à demanda crescente.
— Estamos construindo 100 novos Institutos Federais em todo o Brasil. São 10 novos campi em universidades. É fundamental a ampliação de pessoal, tanto de professores como de ensino técnico — contou.
O chefe do Ministério da Educação (MEC) explicou ainda que a construção dos novos institutos atende a um anseio dos estudantes do ensino médio. Segundo uma consulta pública realizada em 2023 sobre mudanças do ensino médio, 85% dos alunos disseram que gostariam de ter o ensino médio vinculado ao ensino técnico, informou o ministro.
Fonte: Extra (RJ)