logo wagner advogados

Governo federal prepara maior contratação de servidores dos últimos dez anos

Home / Informativos / Leis e Notícias /

08 de abril, 2025

Contratações, contudo, não têm data para serem efetivadas

As 6.640 vagas abertas na primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) vão configurar a maior contratação de servidores efetivos em uma década. Com base nos dados do Painel Estatístico de Pessoal (PEP), excluindo as vagas de Universidades e Institutos Federais, o concurso deve reformular O quadro de servidores da administração federal. As contratações, contudo, não têm data para serem efetivadas.

Em 2023, ano em que o primeiro CNU foi autorizado, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) aprovou a realização de concursos públicos para 9.066 cargos efetivos, somando tanto o CNU quanto outros certames em andamento. Já em 2024, mais 2.282 vagas foram autorizadas, ampliando o número de contratações previstas para os próximos anos.

José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, destaca que a recomposição da força de trabalho é fundamental para garantir a continuidade dos serviços prestados pelo Estado à população.

– O que está em jogo é a própria continuidade das políticas públicas, que dependem de servidores qualificados para serem implementadas.

Redução da força de trabalho

Outro ponto é o impacto das aposentadorias na força de trabalho do setor público. Atualmente, cerca de 66,3 mil servidores federais estão em abono de permanência, aguardando para se aposentar ou para alcançar a aposentadoria compulsória, que ocorre aos 75 anos.

As projeções para os próximos anos indicam que cerca de 57 mil servidores do Executivo Federal devem se aposentar entre 2024 e 2026.

Fonte: Extra (RJ)