Governo federal autoriza nomeação de 1.984 aprovados em concursos dos últimos dois anos
Home / Informativos / Leis e Notícias /

06 de outubro, 2025
Decreto abrange cadastro reserva formado na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado
O governo federal autorizou a nomeação de 1.984 candidatos aprovados em concursos dos últimos dois anos. A autorização, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada nesta quinta-feira (2). E abrange nomes no cadastro reserva formado na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
Segundo o governo, os atos dão sequência ao projeto de recomposição do serviço público e atendem à demanda de mais de 20 órgãos, como Banco Central, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Entre as vagas estão 100 de analista de Planejamento e Orçamento, 300 para analistas de Tecnologia da Informação, 250 de analistas técnicos de Políticas Sociais.
Veja, abaixo, os decretos.
- Decreto 12.646: autoriza 250 cargos de Analista Técnico de Políticas Sociais
- Decreto 12.647: autoriza 1.434 vagas em vários órgãos
- Decreto 12.648: autoriza 300 cargos de analista em Tecnologia da Informação
Algumas das vagas são de carreiras que demandam cursos de formação antes da nomeação e parte se refere a vagas que podem ser imediatamente nomeadas após a chamada pelo órgão. A nomeação dos candidatos ocorrerá no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, assegurado o exercício descentralizado em órgãos da administração pública federal direta com competências relativas às políticas sociais.
Fonte: Extra (RJ)