Entidades agilizam cronograma de manifestações, após apoio de ministra à Reforma Administrativa
Home / Informativos / Leis e Notícias /

06 de agosto, 2025
Líder do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) argumentou que a reforma busca melhorar a eficiência do Estado, com foco em uma gestão mais cooperativa e na inovação da gestão de pessoas.
Antes mesmo da volta do recesso parlamentar, que já prometia reiniciar as tratativas em torno do relatório final do Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa, o que incendiou de vez as entidades foram as falas da ministra Esther Dweck na Feira Literária de Paraty (Flip). A líder do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) argumentou que a reforma busca melhorar a eficiência do Estado, com foco em uma gestão mais cooperativa e na inovação da gestão de pessoas.
As declarações foram o bastante para que as federações representativas do funcionalismo federal agilizassem o cronograma de ações, que prevê manifestações em frente a ministérios e tentativas de diálogos na Câmara e Senado. Mesmo nesta terça-feira (dia 05), o Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizou um ato no aeroporto de Brasília contra os avanços da Reforma Administrativa no Congresso Nacional. O fórum também organiza uma série de ações durante este mês para conquistar mais espaço nos debates sobre a reforma.
Grande parte das entidades escutadas pelo EXTRA apontam que não foram devidamente ouvidas durante o Grupo de Trabalho, que “deu mais ouvido ao setor privado”, aponta um representante.
Fonte: Extra (RJ)