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DIAP: SEGUNDO SINDICALISTAS ATRASOS NOS AEROPORTOS FORAM CAUSADOS POR DEMISSÕES

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06 de janeiro, 2009

Os atrasos e cancelamentos de vôos na véspera do Natal das companhias aéreas Gol e Varig – que tiveram a operação unificada em outubro – foram causados pela demissão de pelo menos 1,5 mil funcionários. A avaliação e a estimativa são de sindicalistas do setor aéreo.

As entidades que concordam com discurso do ministro da Defesa Nelson Jobim, que no dia 22 afirmou que os transtornos nos aeroportos foram causados pelas demissões realizadas pela Gol/Varig.

A secretária-executiva do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, destaca que o número de cortes do grupo Gol/Varig pode ser ainda maior, uma vez que demissões de empregados com menos de um ano de empresa não precisam ser homologadas pelos sindicatos.

O mesmo alerta foi dado pela presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, e pelo presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke. “Enviamos uma carta ao Jobim dizendo que ele acertou no diagnóstico, quando disse que as duas empresas estavam com índice de atrasos por falta de empregados”, afirmou Selma.

Segundo ela, foram ao menos 700 os aeroviários (com serviços em terra) dispensados desde outubro. A carta mencionada pela sindicalista foi enviada a Jobim no dia 23, após a declaração do ministro. “Durante o ano todo houve demissões na Gol, mais acentuadas quando a empresa deixou de operar no mercado internacional de longo curso. Mas só de comissários”, disse Graziella.

Ela estima que foram dispensados pelo menos 500 comissários, dos quais 300 apenas nos últimos dois meses. Isso sem levar em conta os cortes de trabalhadores com menos de um ano de empresa. Por isso, Graziella afirmou que o sindicato entrou na Justiça para contestar as dispensas.

Klafke considera que está havendo uma sobrecarga de trabalho não só na Gol mas na maioria das empresas aéreas. Selma agrega que os mecânicos de pista da Gol vêm dobrando o turno. Também ressalta que os atendentes de balcões de check-in da companhia estão tendo de trabalhar três horas a mais para atender à demanda da alta temporada.

“A Gol Linhas Aéreas Inteligentes esclarece que a reorganização societária das duas subsidiárias operacionais da companhia, hoje reunidas em uma única empresa aérea, ocasionou demissões apenas dentro de um quadro de otimização dos recursos de mão-de-obra do grupo”, informou a Gol, por meio de comunicado oficial.

Segundo a empresa, que não divulgou o número de demissões, “o número de funcionários passou de 15.664, em janeiro, para 15.831, em novembro”. (Com Agência Estado)

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