logo wagner advogados

DIAP: CÂMARA RENOVA 44,6%; NOVOS FICAM ABAIXO DA MÉDIA HISTÓRICA

Home / Informativos / Leis e Notícias /

04 de outubro, 2010

 
Concluída a apuração das eleições para a Câmara dos Deputados, urnas confirmam prognóstico do DIAP. PT e PMDB são os grandes campeões de votos. O primeiro ficou com 88 cadeiras e o segundo com 79.
 
Pelos prognósticos do Departamento, a bancada petista ficaria entre 85 e 110. Já o PMDB teria entre 75 e 100 deputados. O PSDB vai ocupar, na próxima legislatura, 53 postos da Casa; o DIAP projetou que a bancada tucana teria entre 55 e 70.
 
DEM terá a quarta bancada na Casa, com 43 cadeiras. O DIAP projetou que ‘demistas” teriam entre 38 a 53 vagas.
 
Dos 407 deputados que tentaram a reeleição, 284 lograram êxito ao renovar seus mandatos. A previsão do DIAP foi que entre 270 e 300 conseguiriam se reeleger. A renovação de 44,6% (229 novos) está dentro do que prognosticou a assessoria do órgão. Desse modo, a renovação da Casa ficou abaixo da média histórica das cinco últimas eleições.
 
Bancadas de oposição – PSDB, DEM e PPS – reduziram seus titulares. Da base de sustentação do Governo, no espectro de esquerda (PT, PSB, PDT e PCdoB), todos cresceram. Houve redução ao centro (PMDB e PTB). Mantiveram-se praticamente com a mesma bancada, os partidos à direita da base (PR, PP e PSC).
 
Bancada feminina
As mulheres ocuparão na Câmara dos Deputados 43 cadeiras. Dessas, 21 são novas; 22 foram reeleitas. Isto representa redução de duas cadeiras em relação à bancada atual.
 
Veja tabela com nome dos 229 novos e dos 284 reeleitos, com as respectivas profissões.
 
Fonte: DIAP