logo wagner advogados

CPNU 2: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Home / Informativos / Leis e Notícias /

24 de setembro, 2025

Cartão de Confirmação pode ser acessado no site da FGV; provas objetivas acontecem em 5 de outubro, em 228 cidades de todo o Brasil

A contagem regressiva para a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) já começou. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informa que já está disponível o Cartão de Confirmação de Inscrição do CPNU 2. Candidatos e candidatas podem acessar o documento que traz todas as informações necessárias para o grande dia: número de inscrição, data, horário e local da prova. O Cartão de Confirmação pode ser acessado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 .

O cartão apresenta informações essenciais para a participação nas provas, como número de inscrição, data, horário e local do exame. O documento também registra se o candidato ou candidata terá direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social. Embora não seja obrigatório, o MGI e a FGV recomendam que o cartão seja impresso e levado no dia da prova, a fim de facilitar a organização e a localização dos locais de aplicação.

A prova objetiva do Concurso Nacional será realizada no dia 5 de outubro e será aplicada em 228 cidades. Confira a lista de municípios de aplicação.

Datas e horários das provas

Nível superior: prova objetiva em 5 de outubro, das 13h às 18h; prova discursiva em 7 de dezembro, das 13h às 16h.

Nível intermediário: prova objetiva em 5 de outubro, das 13h às 16h30; prova discursiva em 7 de dezembro, das 13h às 15h.

Importante: em todos os casos, os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), trinta minutos antes do início. Para evitar imprevistos, o MGI recomenda que candidatos e candidatas se organizem para chegar com antecedência ao local da prova.

Concurso Nacional

A segunda edição do CPNU contempla 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades e provas em 228 cidades. A distribuição das inscrições por região reforça o alcance nacional do certame. As regiões Sudeste (247.838) e Nordeste (229.436) concentram o maior número de inscrições, seguidas pelas regiões Centro-Oeste (150.870), Norte (84.651) e Sul (48.733). Esse panorama reflete a abrangência do modelo unificado, que busca garantir igualdade de acesso ao serviço público federal em todo o território nacional, valorizando a diversidade regional.

O CPNU 2 incorpora ações afirmativas robustas e promove um olhar estratégico para a equidade de gênero. O edital prevê que, quando houver desequilíbrio na proporção de mulheres classificadas na primeira fase, referente às provas objetivas, será feita uma equiparação de gênero, garantindo que ao menos 50% das vagas da segunda etapa, de provas discursivas, sejam preenchidas por mulheres, sempre que houver candidatas não eliminadas com desempenho suficiente.

Além disso, o concurso assegura condições adequadas para a participação de gestantes e lactantes, com tempo adicional para amamentação e outros atendimentos especializados. Também são reservadas 25% das vagas para pessoas negras; 5% para pessoas com deficiência; 3% para indígenas e 2% para pessoas quilombolas.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos