logo wagner advogados

CORREIO BRAZILIENSE: CGU ADIA CONCURSO PARA O ANO QUE VEM

Home / Informativos / Leis e Notícias /

18 de fevereiro, 2011

 
O corte de R$ 50 bilhões no Orçamento anunciado na semana passada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, começou a apresentar consequências concretas e a preocupar os gestores públicos, que precisam repor seus quadros de funcionários. O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, afirmou ontem que a medida levou ao adiamento do concurso para a contratação de 300 auditores, inicialmente previsto para este ano. Ele acredita que deve conseguir autorização para o processo seletivo no primeiro semestre de 2012.
 
“Mais importante do que o corte das chamadas despesas discricionárias, de custeio e investimento, é o reflexo disso na realização de concursos”, afirmou Hage, durante o programa de rádio Bom dia, ministro, da EBC. O ministro observou que a CGU sofre com as aposentadorias e com a saída de profissionais para órgãos que pagam salários mais altos, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público da União (MPU). “O nosso principal ingrediente para o trabalho, hoje, são os recursos humanos, nossos auditores, nossa equipe, e nós temos perdido pessoal ano a ano.”
 
Quadro
Segundo a CGU, o pedido para o lançamento de certame para auditor está em análise no Planejamento. Hoje, a controladoria tem cerca de 2,5 mil servidores, incluindo analistas e técnicos de finanças de controle, auditores e funcionários requisitados. “Quando o órgão foi criado, em 2001, o quadro inicial de finanças e controle previa 5 mil auditores. Hoje, das 2,5 mil pessoas no quadro, 90% estão nesse cargo”, informou a CGU, por meio da assessoria de imprensa.
 
FONTE: CORREIO BRAZILIENSE – 18/02/2011