Comissão de Educação da Câmara aprova projeto de lei que beneficia professores da educação básica
Home / Informativos / Leis e Notícias /

29 de agosto, 2025
Proposta prevê oferta de cursos e concessão de bolsas de estudo, além de incentivo a ações inovadoras e criação de serviços de apoio à saúde mental dos docentes
Foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (dia 26), o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Valorização, Inovação e Qualificação dos Professores da Educação Básica (PNVIQ). Na prática, a proposta prevê a oferta de cursos e a concessão de bolsas de estudo, além do incentivo a ações inovadoras em sala de aula e da criação de serviços de apoio à saúde mental dos profissionais.
O texto — que cria também o Selo de Excelência Pedagógica para premiar professores, equipes pedagógicas e escolas com projetos inovadores e bons resultados — ainda vai passar por outras comissões da Casa.
O texto aprovado na comissão foi o substitutivo da relatora, deputada Nely Aquino (Pode-MG), ao Projeto de Lei 517/2025, de autoria deputados Pedro Aihara (PRD-MG) e Maurício Carvalho (União-RO). Com isso, foi acrescentada à proposta original a possibilidade de os professores terem benefícios na carreira e na jornada de trabalho a partir da premiação do Selo de Excelência Pedagógica.
A proposta tramita em caráter conclusivo (sem a necessidade de ir a plenário) e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado também pelo Senado.
Fonte: Extra (RJ)