logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

CAMARA: FINANÇAS ESTENDE ANISTIA PARA DEMITIDOS DO GOVERNO COLLOR

Home / Informativos / Leis e Notícias /

18 de junho, 2010 por Poliana Nunes

 
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou nesta quarta-feira (16) o Projeto de Lei 5030/09, do Senado, que reabre o prazo para servidores demitidos pelo governo Collor (1990-92) requerem o retorno ao serviço público, com base na anistia concedida pela Lei 8.878/94.
 
A proposta foi aprovada com emenda do relator, deputado Vignatti (PT-SC), que reduziu de um ano para seis meses o prazo dado aos ex-servidores para pedirem sua reintegração.
 
Além disso, Vignatti estendeu a anistia para servidores que permaneceram em suas funções por mais tempo, participando da liquidação das estatais onde trabalhavam, e foram demitidos depois do prazo previsto pela regulamentação da lei (setembro de 1992).
 
Em seu parecer, Vignatti afirma que a proposta não provoca impacto imediato no Orçamento da União, pois tem caráter normativo. Mas, futuramente, as despesas decorrentes da medida deverão estar previstas na legislação orçamentária.
 
A proposta beneficia servidores exonerados, demitidos ou dispensados entre 16 de março de 1990 e 30 de setembro de 1992 que perderam o prazo de 60 dias dado pela Lei 8.878. A reabertura de prazo beneficiará também os ex-servidores cujos pedidos de reintegração com base nessa lei tenham sido negados anteriormente. Eles poderão pedir reconsideração.
 
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto já foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
 
Fonte: Agência Câmara
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

App - Wagner Advogados