logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

Câmara dos Deputados aprova projeto que cria cadastro nacional de servidores demitidos

Home / Informativos / Leis e Notícias /

28 de junho, 2024

Ideia é que consulta sobre impedimentos legais para o exercício de cargo ou função pública sejam reunidos em um só lugar

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que cria o Cadastro Nacional de Servidores Demitidos. A ideia é que a consulta sobre impedimentos legais para o exercício de cargo ou função pública sejam reunidos em um só lugar. A proposta segue agora para análise do Senado.

Após a decisão administrativa ou judicial, as seguintes informações sobre servidores ou empregados públicos expulsos vão constar dos cadastros:

Identificação do ex-servidor com CPF
Dispositivos legais que justificaram a aplicação da penalidade ao ex-servidor, com cópia do processo administrativo e judicial, se houver
Data da demissão, cassação da aposentadoria, destituição do cargo em comissão ou perda do cargo ou da função pública
Outras informações que a autoridade pública julgar relevantes

Por meio da ferramenta, responsáveis pela posse de servidores ou empregados públicos deverão realizar uma consulta antes da posse ou da contratação.

Atualização do cadastro
O registro deverá ser feito no prazo de até cinco dias após a imposição da medida e será de responsabilidade da autoridade pública que aplicou a penalidade.

Já o cadastro de ex-servidores com algum impedimento de retorno ao funcionalismo público deverá ser feito em um prazo de 30 dias, contados da regulamentação da futura lei.

Fonte: Extra (RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *