Cartilha traz orientações para combate à violência contra pessoas com deficiência
Home / Informativos / Leis e Notícias /

16 de junho, 2025
Divulgação tem apoio do TRF3 e de órgãos integrantes do Fórum Paulista para Acessibilidade e Inclusão
O Fórum Paulista para Acessibilidade e Inclusão (FPAI) divulgou a cartilha “Violência contra pessoas com deficiência: Você sabe como evitar, identificar e denunciar?”, elaborada pelo Instituto Jô Clemente em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) é uma das 28 instituições e organizações da sociedade civil que integram o FPAI. O Fórum foi criado para discutir políticas públicas voltadas à defesa de pessoas com deficiência no estado de São Paulo, sob coordenação do Ministério Público Federal (MPF).
Escrita em linguagem simples e objetiva, a publicação traz informações sobre os diferentes tipos de violência e os sinais que indicam sua prática. As atitudes englobam desde aquelas mais facilmente identificáveis, como lesões corporais e xingamentos, até condutas sutis que configuram constrangimento, bullying e discriminação.
A cartilha também apresenta os canais de denúncia que vítimas e testemunhas podem utilizar e recomendações para ações preventivas.
Fonte: TRF da 3ª Região