logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

VALOR ECONÔMICO: SUDESTE SUPERA NO E NE EM CASOS DE TRABALHO ESCRAVO

Home / Informativos / Leis e Notícias /

26 de janeiro, 2010

No ano passado, 1.310 trabalhadores em regime análogo ao de escravidão foram resgatados no Sudeste do país, o maior número de casos registrados no período. É a primeira vez que a região fica em primeiro lugar no ranking divulgado pelo Ministério Público do Trabalho, com base nas ações de combate ao trabalho escravo. Nos anos anteriores, as primeiras posições foram ocupadas pelo Nordeste e Norte.

Em todo o país, em 2009, foram encontrados 3.571 trabalhadores em regime análogo ao de escravos em 2009. Em 2008, foram 5.016. O maior número, 521, foi registrado no Estado do Rio. Eles foram encontrados na cidade de Campos dos Goytacazes, numa empresa de beneficiamento de cana de açúcar.

Para o coordenador de erradicação do trabalho escravo do Ministério Público do Trabalho, Sebastião Caixeta, isso é reflexo do endurecimento da legislação. “Atribuo isso à modificação da legislação, que passou a considerar dois novos tipos de condição de trabalho escravo – a jornada exaustiva e as condições degradadas de trabalho -, que podem se verificar com mais facilidade nas cidades.”

O Centro-Oeste ficou na segunda posição, com 972 trabalhadores resgatados. No Nordeste, foram feitos 874 resgates. As regiões Norte e Sul registraram, respectivamente, 368 e 315 casos.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hostinger