logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

Servidores em estados afetados por enchentes buscam suspensão de metas e ponto eletrônico

Home / Informativos / Leis e Notícias /

10 de maio, 2024

Federação oficiou pedido ao governo federal

A Federação Nacional dos Servidores Públicos (Fenasps) solicitou ao governo federal a suspensão das metas e do ponto eletrônico dos servidores nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, em função da calamidade pública causada pelas enchentes que assolaram a região sul do país.

Em ofícios enviados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a entidade sindical destacou a urgência da medida diante do caos provocado pelas fortes chuvas.

“Diante do caos provocado pelas fortes chuvas, com inundações, destruição e alagamento de dezenas de cidades na região sul, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, podendo ocorrer também no Estado do Paraná nos próximos dias, vimos reiterar a importância de determinar aos gestores destas regiões, a imediata suspensão das metas ou ponto eletrônico, até que as condições de trabalho sejam devidamente restabelecidas”, diz trecho do ofício.

No Rio Grande do Sul, estado mais afetado, o número de municípios atingidos pelas fortes chuvas chega a 388, representando 78,13% dos 497 municípios do estado. O balanço oficial aponta 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais, com outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. O número de desaparecidos chega a 132, enquanto há 361 feridos registrados no levantamento oficial.

A Fenasps busca a flexibilização das cobranças de metas e o registro de ponto eletrônico para os servidores públicos, visando possibilitar um ambiente mais adequado de trabalho diante das adversidades enfrentadas pelos estados atingidos.

“A medida busca não apenas resguardar os servidores diante das dificuldades enfrentadas, mas também garantir a continuidade dos serviços essenciais à população, considerando o momento de emergência em que se encontram esses estados”, destaca a federação.

Fonte: Extra (RJ) / Imagem: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hostinger