logo wagner advogados
Há 40 anos defendendo trabalhadores, aposentados e pensionistas | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

Gilmar Mendes suspende corte no salário dos servidores técnicos da UnB

Home / Informativos / Leis e Notícias /

13 de junho, 2023

Sindicato da UnB buscava a suspensão de medida que cortava pagamentos de salários, com redução de até 26% na remuneração dos servidores

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu, nesta segunda-feira (12/6), a decisão de cassar a liminar que garante o pagamento de benefício de 26,05% sobre os salários dos servidores técnicos-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) até o julgamento final do recurso.

A determinação do ministro do STF impedia a continuidade da ação referente ao pagamento do benefício conhecido como Unidade de Referência Padrão (URP) 89, que funciona como um parâmetro para atualizações e reajustes de salários dos servidores da universidade.

Contrário à cassação, o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) protocolou, no dia 5 de maio, um recurso junto ao STF para que, até o julgamento final do caso, os efeitos da retirada da URP fossem suspensos.

Dois dias depois, representantes do Sintfub tiveram uma reunião com Gilmar Mendes, para defender a suspensão de medida que cortava os pagamentos de salários. O recurso dos servidores foi acatado pelo ministro nesta segunda-feira.

Atualmente, a instituição conta com 4.519 servidores técnicos, sendo 3.053 servidores na ativa e 1.466 aposentados.

Em razão da decisão de cassação da URP, os servidores técnicos-administrativos estão em greve desde 2 de junho. Segundo o sindicato, a suspensão do pagamento representaria prejuízo real na qualidade de vida de todos os servidores, com a redução da aquisição de alimentos, vestuário, remédio e pagamento de aluguel.

Porém, segundo o coordenador geral do Sintfub, Edimilson Lima, com a suspensão do corte do benefício, os servidores irão avaliar a possibilidade de voltarem às atividades, em uma assembleia nesta terça-feira (13/6), marcada para as 8h30, na Praça Chico Mendes.

Por meio de nota, a reitora da UnB, Márcia Abrahão, parabenizou o sindicato pela qualidade do recurso que foi acatado pelo ministro Gilmar Mendes.

“Reforçamos que, como fizemos desde que assumimos a Reitoria, continuaremos a nossa atuação irredutível pela manutenção dessa parcela substancial dos salários dos nossos servidores. Precisamos continuar unidos e, juntamente com os nossos sindicatos, garantir as nossas conquistas”, pontuou a reitora.

Fonte: Portal Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *