logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 23 estados.

União lança plano para demitir 12 mil servidores

Home / Informativos / Leis e Notícias /

15 de abril, 2019 por Luiz Antonio

Doze mil servidores federais vão passar por programas de demissão voluntária este ano. A informação é do Ministério da Economia. A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) aprovou cinco propostas de empresas estatais para implementação de PDVs em 2019.

O ministério informou que 79 mil servidores são elegíveis aos programas — em um segundo momento, outros 67 mil poderiam ser enquadrados.

“O foco, acredito, são as estatais deficitárias. Quando uma empresa é privatizada, os trabalhadores migram para outros órgãos do governo, uma vez que são concursados. Para reduzir os custos com pessoal, surge o programa de demissão voluntária”, apontou o professor de Orçamento Público da Fucape João Eudes Bezerra Filho.

Por meio do programa, o servidor receberia uma indenização para deixar o serviço público. A medida já havia sido adiantada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para “enxugar” os gastos com a gestão pública federal.

Além disso, o governo federal oficializou, nesta sexta-feira (12), a extinção de 13.231 cargos públicos efetivos. O decreto nº 9.754 abrange cargos vagos e que vierem a vagar na administração pública federal.

São funções consideradas obsoletas ou que podem ser exercidas por terceirizados. Entre elas: jardineiro, piloto de lancha, técnico em radiologia e auxiliar de enfermagem.

Fonte: Tribuna Online (Por Caroline Freitas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

App - Wagner Advogados