logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 23 estados.

TRT-10 ilumina fachada pela campanha do Maio Lilás

Home / Informativos / Leis e Notícias /

16 de maio, 2019 por Luiz Antonio

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) iluminou a fachada em referência à campanha Maio Lilás, promovida pelo Ministério Público do Trabalho, dedicada à conscientização da importância da atuação sindical, sob o mote: “Conheça quem te representa”. O intuito é convocar trabalhadores e empresas a conhecerem as entidades sindicais que defendem os direitos e interesses de suas categorias.

De acordo com o MPT, o mês de maio foi escolhido em virtude de ser o período no qual se comemora internacionalmente o Dia do Trabalho e a cor lilás é uma homenagem às mulheres trabalhadoras e às lutas por melhoria de suas condições de trabalho e emancipação social. A campanha além de incentivar a iluminação de fachadas de prédios públicos na cor lilás, também propõe a divulgação da versão digital da revista 34 sobre sindicatos, da série “MPT em Quadrinhos” (disponível no link ao final desta notícia).

Representação sindical

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Desenvolvimento Socioeconômico (DIEESE) destaca que, em 2018, de acordo com o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais, havia no Brasil: 11.578 sindicatos, 424 federações e 36 confederações de trabalhadores. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais levantados pelo MPT, isso abrangeria, em termos de representação, aproximadamente 46 milhões de trabalhadores.

Ao todo, em 2018 foram 8.151 denúncias registradas no MPT na área da liberdade e organização sindical. O tema motivou a abertura de pelo menos 1277 procedimentos de mediação, o ajuizamento de 358 ações e a celebração de 295 termos de ajustamento de conduta, no referido ano.

Fonte: TRT 10ª Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

App - Wagner Advogados