logo wagner advogados
Há mais de 30 anos defendendo exclusivamente os trabalhadores | OAB/RS 1419
Presente em 12 estados.

GAZETA MERCANTIL: FISCAIS DO IBAMA PARAM ATIVIDADES

Home / Informativos / Leis e Notícias /

06 de novembro, 2008 por Poliana Nunes

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) de todo o País paralisaram ontem as atividades para protestar em favor da reestruturação do plano de carreira e da criação do cargo de Fiscal Ambiental Federal. A intenção da categoria é que a nova atividade conte com pelo menos 3 mil funcionários. Os fiscais também reivindicam a criação de uma universidade corporativa para realizar cursos de capacitação.

A paralisação foi promovida pela Associação Nacional dos Fiscais Federais do Meio Ambiente (Anffema). Segundo o presidente da associação, Geraldo Magela de Figueiredo, a carreira de especialista em meio ambiente do Ibama e do ICMBio possui cinco cargos com diferentes atribuições: auxiliar administrativo, técnico administrativo, técnico ambiental, analista administrativo e analista ambiental. No entanto, não há um cargo específico para a atividade de fiscalização.

Segundo ele, os servidores reivindicam a criação da atividade de fiscal ambiental federal há sete anos. “Nós atuamos numa atividade exclusiva de Estado e vemos com muita fragilidade essa questão de sermos nomeados por portarias ou por um dirigente da instituição”, afirmou Figueiredo.

A Anffema tenta agendar um encontro com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para tratar das reivindicações. Para Figueiredo, essa conversa é essencial, pois pode fortalecer as negociações sobre a regularização da atividade de fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

App - Wagner Advogados