logo wagner advogados

SouGov: ferramenta passa a disponibilizar declarações de forma automático para servidores

Home / Informativos / Leis e Notícias /

15 de setembro, 2025

Nova funcionalidade reduz o tempo de espero para acessar documentos

A burocracia para servidores públicos federais emitirem alguns documentos está com os dias contados. O aplicativo Carteira SouGov ganhou uma nova funcionalidade: a disponibilização automática de três declarações. Até então, esse serviço era feito por meio de um processo demorado.

A nova função disponibiliza desde o início do mês a Declaração de Dados Funcionais: Vínculos, Declaração de Abertura de Conta: Caixa e Declaração de Abertura de Conta: Outros Bancos.

De acordo com o governo, a declaração de vínculos aparece de forma automática na Carteira SouGov. Já as demais — de abertura de conta — precisam ser incluídas pelos servidores na ferramenta na opção “inserir na carteira”.

Para exibir as declarações de abertura de conta, o usuário deve ir até a página inicial, em autoatendimento, selecionar “outras opções” e depois clicar em “declarações”. Os documentos podem ser baixados em formato PDF ou armazenados na carteira digital.

Antes para emitir uma declaração, era necessário realizar uma solicitação para a unidade de gestão de pessoas do órgão produzisse o documento de forma manual. Após o processo, que podia levar alguns dias, o documento era enviado para o e-mail informado pelo servidor.

O objetivo do novo serviço é tornar o processo de disponibilização da declaração mais rápido, além de garantir a certificação de autenticidade por meio de QR Code VIO e deixar as informações centralizadas em um único ambiente digital.

— Os servidores têm acesso rápido a documentos que antes precisavam aguardar horas e até dias; as unidades de gestão de pessoas otimizam o tempo de seus colaboradores; e o Governo ganha em eficiência e modernidade na gestão de pessoas — destaca Renata Pena Soares, líder do projeto.

Mais declarações no SouGov

O governo prevê a disponibilização de outros documentos na ferramenta. Nos próximos meses, o SouGov deve incluir declarações de Lotação, Jornada de Trabalho, Auxílio-Alimentação, Auxílio-Transporte, Auxílio Pré-Escolar, Tempo de Serviço, Tempo de Serviço Averbado, Rendimentos, Cargos Ocupados e Endereço funcional.

Lança em junho, a Carteira SouGov permite aos servidores públicos federais consultar, armazenar e compartilhar documentos funcionais, como diplomas, certidões e até currículos. A funcionalidade é integrada ao aplicativo SouGov.Br — o app oficial de serviços de gestão de pessoas do Poder Executivo Federal. Mais de 48 mil pessoas já acessaram a ferramenta.

Fonte: Extra (RJ)