logo wagner advogados

MGI lança ferramenta que simplifica acesso a documentos funcionais para servidores

Home / Informativos / Leis e Notícias /

20 de junho, 2025

Funcionalidade é integrada ao aplicativo SouGov.Br e já está disponível em sua tela inicial

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, nesta semana, a Carteira SouGov, uma ferramenta que permite aos servidores públicos federais consultar, armazenar e compartilhar documentos funcionais, como diplomas, certidões e até currículos.

A funcionalidade é integrada ao aplicativo SouGov.Br — o app oficial de serviços de gestão de pessoas do Poder Executivo Federal — e já está disponível em sua tela inicial. Na primeira fase de implementação, é possível acessar documentos como a Declaração de Aposentadoria e a Declaração de Fundamento Legal da Aposentadoria.

Segundo o MGI, ao longo dos próximos meses, a Carteira será gradualmente expandida com novas funcionalidades, como busca inteligente de documentos, acesso facilitado à Pasta Funcional Digital (AFD) e uma assistente virtual com inteligência artificial para esclarecer dúvidas e orientar o uso da ferramenta.

A nova funcionalidade foi desenvolvida pela Diretoria de Soluções Digitais (Desin) da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI e faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização da gestão de pessoas.

— A Carteira SouGov representa um avanço importante na transformação digital da gestão de pessoas. A funcionalidade coloca o servidor no centro da experiência, simplificando o acesso às informações e reduzindo trâmites burocráticos — disse Antônio Fiuza, diretor de Soluções Digitais da SGP.

Fonte: Extra (RJ)